5 PRÁTICAS SIMPLES QUE TORNARÃO SUA EMPRESA MAIS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL

5 PRÁTICAS SIMPLES QUE TORNARÃO SUA EMPRESA MAIS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL

Com o passar do tempo, a sustentabilidade ambiental nas empresas vem se tornando um grande diferencial competitivo. Em 2019, uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster e divulgada pela Federação de Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas com práticas sustentáveis e 70% dos entrevistados não se importam em pagar um pouco a mais por isso.

Mas além de um diferencial competitivo, implementar práticas ambientalmente sustentáveis nas empresas é uma necessidade. Em 13 de Março de 2019, foi lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o 6º Panorama Ambiental Global (Global Environment Outlook – GEO), em Nairóbi, no Quênia. Tratou-se da avaliação mais abrangente e rigorosa sobre o estado do meio ambiente, desenvolvida nos últimos cinco anos. Produzido por 250 cientistas de mais de 70 países, o relatório alertou que os danos são desastrosos. Dentre os pontos mais críticos podemos destacar a poluição do ar, responsável pela morte de seis a sete milhões de pessoas no mundo por ano e a falta de acesso à água potável, que mata 1,4 milhão de pessoas a cada ano. Além disso, foi identificado que mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam no fundo do oceano, todos os anos.

Ou seja, as empresas precisam começar a adotar práticas ambientalmente sustentáveis urgentemente. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, elas aumentam a visibilidade e credibilidade da empresa, que será mais bem vista por funcionários, fornecedores e clientes.

Confira abaixo algumas práticas simples que a sua empresa pode adotar para ajudar o meio ambiente:

1- Economize água e energia

Todos sabemos da necessidade de economizar água e energia para garantir a preservação dos recursos naturais do nosso planeta. Além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, implementar nas empresas tecnologias que reduzam o consumo de água e energia também resultará em uma economia significativa nas contas de água e luz.

Atualmente, encontram-se disponíveis no mercado, diversos equipamentos, como bacias sanitárias com volume de descarga reduzido e torneiras e duchas com reguladores de vazão ou fechamento automático, que podem substituir os convencionais, reduzindo assim o consumo de água.

Já na questão de energia, pode-se considerar um sistema de iluminação eficiente. As lâmpadas LED são muito superiores em relação à eficiência luminosa, vida útil e dissipação de calor comparada às fluorescentes e incandescentes, sendo uma boa alternativa para reduzir o consumo de energia elétrica nas empresas.

Outra forma eficiente de economizar energia através da iluminação eficiente são os sensores de presença. Eles detectam a presença de pessoas pelo calor emitido pelos movimentos através do infravermelho. Quando há uma mudança de temperatura captada pelos sensores, a lâmpada é acionada. Isso evita que as luzes fiquem ligadas por mais tempo do que o necessário, devido a esquecimentos.

2 - Reduza o consumo de papel

Toda empresa precisa de documentos para o seu funcionamento. Adotar um sistema eletrônico de armazenamento de documentos pode ajudar a reduzir, e muito, o uso de papel e consequentemente o acumulo de resíduos, além de economizar espaço físico de armazenamento e garantir a segurança desses arquivos.

3 - Evite produtos descartáveis

Você sabia que o plástico leva de 250 a 400 anos para se decompor? Bastante tempo né?! Então, que tal investir em copos reutilizáveis para os funcionários e evitar toda essa geração de resíduo?!

4 - Adote um Sistema de Gestão de Resíduos

Adotar um sistema de gestão de resíduos significa controlar os resíduos em todas as suas etapas: geração, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final. Dessa forma é possível garantir que a sua empresa estará gerando apenas a quantidade necessária de resíduos e que todas as etapas serão executadas de forma a garantir o bem estar do meio ambiente e da saúde pública. Quando se tratar do tratamento dos resíduos, priorize a reciclagem e a compostagem, pois são os processos mais ambientalmente corretos.

5 - Conscientize os funcionários

E por último, mas talvez o mais importante, invista em treinamentos e palestras sobre a questão ambiental para os funcionários e incentive-os diariamente. Dessa forma, todas as práticas citadas acima funcionarão melhor, pois os funcionários estarão conscientes dos objetivos da empresa e da necessidade de adotar essas medidas.

A EcoAdubos é uma empresa especializada na gestão, tratamento e destinação final de resíduos sólidos e líquidos de origem controlada (Classe II-A).

Ficou com dúvidas? Entre em contato!

Buy now