Aterro Sanitário x Compostagem

Aterro Sanitário x Compostagem

ENTENDA O FUNCIONAMENTO E CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DESSES DOIS TIPOS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS

Em 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos determinou que todos os lixões existentes no país deveriam ser fechados até o ano de 2014. Surgiu então a necessidade de encontrar alternativas para a destinação dos resíduos sólidos que não causassem tantos danos ao meio ambiente. 

Aterros Sanitários

Os aterros sanitários são áreas destinadas à disposição de resíduos sólidos urbanos. São projetos de engenharia que devem ser construídos de forma a evitar ao máximo a contaminação do solo, da água e do ar.

Necessitam de grandes extensões de terra para a sua instalação e operação, portanto são instalados longe dos centros urbanos, para evitar que a população tenha contato com os maus odores.

A base do aterro sanitário deve ser revestida por uma camada impermeável de lonas plásticas, a fim de evitar que o produtos gerados pelo aterro (chorume e gás metano) entrem em contato com o solo e lençóis freáticos contaminando-os. Essa proteção deve ser colocada de cinco em cinco metros, verticalmente, para garantir a impermeabilidade do sistema. Também devem conter um sistema de drenagem pluvial, para evitar que o chorume contamine as águas da chuva.

Vantagens e Desvantagens dos Aterros Sanitários

Os aterros sanitários quando bem projetados e executados:

– Possuem um custo relativamente baixo de manutenção e operação;

– Impacto ambiental reduzido quando comparado aos lixões;

– Contribuem para solucionar problemas decorrentes do excesso de resíduos produzidos nos centros urbanos;

Como desvantagens dos aterros sanitários podemos citar:

– A necessidade de serem construídos longe dos centros urbanos devido aos maus odores;

– Requerem grandes extensões de terra para a sua construção e operação;

– Necessitam de um controle rigoroso para evitar acidentes ambientais;

– Alta produção de gás metano e chorume, substâncias tóxicas;

– Quando desativados, é difícil a reintegração da área;

– Os resíduos não podem ser reaproveitados;

Compostagem

A compostagem é um processo biológico onde microorganismos, como fungos e bactérias, realizam a decomposição e reciclagem da matéria orgânica. O procedimento consiste em agrupar o material a ser reciclado em leiras (pilhas) em local próprio para o processo, em pisos de concreto impermeabilizado, em galpões cobertos, protegendo o composto das ações do clima.

Para ser realizada com qualidade, a compostagem precisa ter em sua composição, uma relação balanceada entre materiais ricos em carbono, nitrogênio e oxigênio.

Através da compostagem é possível transformar um passivo ambiental em um poderoso adubo orgânico, retornando ao solo nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Vantagens e Desvantagens da Compostagem

As principais vantagens da compostagem são:

– Esse método ajuda a reduzir os impactos ambientais e a poluição;

– Permite a transformação de um passivo ambiental (resíduo gerado pela indústria) em adubo, que pode ser utilizado na agricultura, contribuindo para o seu desenvolvimento;

– Substitui o uso de adubos químicos;

– Contribui para a redução de gases do efeito estufa; 

Alguns pontos negativos do processo de compostagem:

– O processo completo de compostagem pode levar até 90 dias para ser concluído;

– Só pode ser realizada com resíduos orgânicos;

 

Qual o melhor método de tratamento e destinação de resíduos?

Os Aterros Sanitários e as Usinas de Compostagem são duas técnicas de tratamento e destinação dos resíduos sólidos que visam reduzir os impactos ambientais.

O cenário ideal seria que os resíduos sólidos que pudessem ser reaproveitadas fossem reciclados através da coleta seletiva e os resíduos orgânicos fossem para a compostagem, destinando aos aterros sanitários, apenas os resíduos que não podem ser reutilizados ou reciclados.

Entretanto, a realidade é que normalmente todos os tipos de resíduos acabam indo para o aterro sanitário. Por isso é muito importante que os processos alternativos de tratamento e destinação de resíduos sejam difundidos para reduzir os impactos ao meio ambiente.

A EcoAdubos é uma empresa especializada na gestão, tratamento e destinação final de resíduos sólidos e líquidos de origem controlada

(Classe II-A).

Ficou com dúvidas? Entre em contato!

Buy now