Biodigestor: O que é? Como funciona?

Biodigestor: O que é? Como Funciona?

Saiba tudo sobre essa tecnologia que está inovando a reciclagem de resíduos orgânicos.

Você sabia que todos os anos o Brasil gera em torno de 37 milhões de toneladas de resíduos orgânicos e que apenas 1% desses resíduos são reaproveitados?! (CBN, 2019). O destino mais comum desse tipo de resíduo são os aterros sanitários e, sem tratamento há grande liberação de gás metano na atmosfera e risco de poluição dos lençóis freáticos.

O que poucas pessoas sabem é que através da compostagem (reciclagem e decomposição da matéria orgânica através de um processo biológico realizado por microrganismos), esses resíduos tem potencial econômico para virar adubo, gás combustível e até mesmo energia. E é aí que entram os biodigestores.

Os biodigestores são equipamentos utilizados para acelerar a decomposição da matéria orgânica e otimizar os produtos resultantes desse processo. Tratam-se de tanques, onde, em condições anaeróbicas, ou seja, na ausência de oxigênio, bactérias digerem a matéria orgânica. Para que o processo ocorra corretamente são imprescindíveis alguns cuidados, como a completa inexistência de oxigênio dentro do biodigestor, o controle da temperatura e o teor de água presente na matéria orgânica.

Esse processo resulta em dois principais produtos: o biogás e fertilizantes orgânicos. O biogás é uma mistura de aproximadamente 75% de gás metano e 25% de gás carbônico e pode ser utilizado como combustível e até para produção de energia térmica. Já o biofertilizante resultante desse processo possui alta qualidade e pode ser utilizado na agricultura, substituindo os fertilizantes químicos.

Os biodigestores possuem sua eficiência comprovada em questões de sustentabilidade ambiental, pois ajudam no combate à poluição do meio ambiente. Entretanto a utilização dos biodigestores no Brasil ainda ocorre em pequena escala, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova e por os aterros sanitários ainda serem muito populares. O desafio daqui para frente é conscientizar as pessoas a aderir a prática da compostagem, evitando assim, diversos impactos ambientais que o descarte inadequado de resíduos causa ao nosso planeta.

A EcoAdubos é uma empresa especializada na gestão, tratamento e destinação final de resíduos sólidos e líquidos de origem controlada (Classe II-A).

Ficou com dúvidas? Entre em contato!

Buy now