Como a correta gestão dos resíduos da sua empresa pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

A necessidade de revisar as atividades humanas e sua relação com os ecossistemas e recursos naturais surgiu a partir dos anos 60, após décadas de grande crescimento industrial por todo o planeta. Nesse período, o uso dos recursos naturais era praticado de maneira intensiva e não havia uma preocupação com os reflexos e consequências que isso poderia desencadear. Foi constatada então, a impossibilidade de renovação dos recursos naturais devido a sua intensa exploração e o entendimento que atividades praticadas em um local podiam afetar o meio natural de outro. A partir desse período, várias conferências internacionais foram organizadas para tratar da relação entre o homem e o meio-ambiente. Dentre as mais famosas podemos citar a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, que ocorreu em Estocolmo, na Suécia, em 1972 e a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida como Eco-92, Rio-92 ou Cúpula da Terra que contou com a participação de 179 países e resultou na publicação da Agenda 21, um documento de 40 capítulos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável a nível global.

Em setembro de 2015, os Países-membros da ONU, se reuniram em Nova York, para a adoção da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030. Nesse encontro foram determinados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas para serem atingidas até 2030.

Os ODS preveem ações mundiais, que podem ser divididas em três grandes áreas: social, ambiental e econômica e são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Qual a relação da gestão de resíduos com os ODS?

Através de uma gestão correta de resíduos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos é possível contribuir para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Confira abaixo alguns exemplos:

ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável

Através da compostagem é possível evitar o desperdício de alimentos e contribuir para uma agricultura sustentável, pois ocorre a reciclagem dos resíduos orgânicos, resultando em um adubo orgânico, livre de produtos químicos que ao ser aplicado no solo fornece nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

ODS 3: Saúde e Bem-Estar

A correta gestão de resíduos evita que ocorra o descarte inapropriado de resíduos. Quando descartados em lugares que não estão preparados para recebê-los, os resíduos acabam tornando o ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças, além de fungos, bactérias e vírus que podem comprometer o bem-estar e a saúde da população.

ODS 6: Água Potável e Saneamento

Ao serem dispostos diretamente na natureza, ou em lixões e aterros não controlados, os resíduos produzem chorume, um líquido escuro, de odor desagradável, com alta carga poluidora. Sem o tratamento adequado, essa substância pode acabar contaminando os lençóis freáticos. O tratamento e destinação correto dos resíduos evita que isso aconteça.

ODS 7: Energia Limpa e Acessível

A partir da Biodigestão Anaeróbia dos resíduos, ocorre a produção de biogás. O biogás é um biocombustível proveniente de materiais orgânicos, e, portanto, é uma fonte alternativa de energia  que substitui o uso de combustíveis fósseis.

ODS 12: Consumo e Produção Responsável

Através de um Plano de Gerenciamento de resíduos é possível implementar medidas que visem reduzir o consumo e evitar o desperdício nas empresas e consequentemente, reduzir a produção de resíduos.

ODS 13: Ação contra a Mudança Global do Clima

A decomposição dos resíduos orgânicos resulta na liberação de gás metano. O gás metano é um dos principais gases aceleradores do efeito estufa, que ocasiona o aquecimento global. Quando o processo de decomposição da matéria orgânica é feito de maneira controlada, como na compostagem, por exemplo, a liberação desse gás é muito menor e ele pode ainda ser transformado em energia.

ODS 14: Vida na Água e ODS 15: Vida Terrestre

O tratamento e destinação corretos dos resíduos evita que os mesmos sejam dispostos na natureza e acabem poluindo nossos recursos naturais, contaminando a água e o solo e prejudicando a vida dos animais que neles habitam.

Viu só como a correta gestão dos resíduos da sua empresa pode contribuir para atingir vários ODS?!

A EcoAdubos é uma empresa especializada no gerenciamento e gestão completa de resíduos sólidos e líquidos de origem controlada (Classe II-A), desde a coleta e transporte até o tratamento e a destinação final.

Ficou com dúvidas? Entre em contato!