Investidores iniciam campanha para que empresas produtoras de carne enviem resíduos para a compostagem

A FAIRR Iniciative, rede colaborativa de investidores com o intuito de aumentar a conscientização sobre as questões ambientais, sociais e de governança, que acumula mais de 68 trilhões de dólares em ativos, iniciou uma campanha para que as empresas produtoras de carne nas quais investe, incluindo as brasileiras JBS e BRF, ampliem a destinação dos resíduos dos animais que abatem para uso como adubo na agricultura e sejam mais transparentes sobre o destino atual dos resíduos dos animais que passam por sua cadeia de abastecimento.

A campanha surge como solução para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. No Brasil, a agropecuária é o maior emissor de metano. De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima, o setor foi responsável por 73% do gás lançado entre 1990 e 2019.  

Além disso, os investidores procuram também, proporcionar uma alternativa econômica para os fertilizantes químicos, que atingiram preços recorde no primeiro semestre de 2022 devido aos conflitos no leste europeu.

Segundo estudo publicado na revista “Nature Sustainability” em 2018, os resíduos de animais desperdiçados – já que, por meio da compostagem, esse material tem potencial para virar fertilizante orgânico – já se aproximavam das 4 bilhões de toneladas em 2014. O volume supera o volume de fezes humanas em quatro vezes.

Fonte: Valor Econômico, 2022.

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