PERIGOS DO DESCARTE INAPROPRIADO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

A busca acelerada por um ritmo crescente de produtividade está diretamente ligada à geração de resíduos poluentes. O tratamento e destinação adequados de resíduos passou a ser tornar uma necessidade em um planeta tão danificado pelo consumo excessivo e uso desregrado dos recursos naturais.

Muitos são os perigos que o descarte incorreto de resíduos orgânicos pode gerar, como danos graves ao meio ambiente, riscos para a saúde humana, animal e vegetal. A destinação inapropriada pode comprometer a saúde do solo, da água, do ar e expor a população e os animais a substâncias toxicas e patogênicas.

Entende-se como descarte inapropriado de resíduos, todo o tipo de destinação que não atende às legislações ambientais vigentes. Um exemplo de descarte inapropriado são os lixões, onde os resíduos são depositados em aterros à céu aberto, diretamente em contato com o solo e sem nenhum tratamento ou controle ambiental, o que resulta na liberação de gás metano (gás gerador do efeito estufa), chorume, que em contato com o solo é altamente poluente, além da proliferação de bactérias e microrganismos.

Confira abaixo os principais riscos que o descarte inapropriado de resíduos pode gerar.

Contaminação dos Recursos Naturais

Como já mencionado, o descarte inapropriado de resíduos orgânicos está diretamente ligado a contaminação do solo pelo chorume. O chorume é o produto da decomposição dos resíduos orgânicos. Trata-se de um líquido escuro, de odor desagradável, com alta carga poluidora. Sem o tratamento adequado, essa substância contamina o solo e o lençol freático podendo trazer grandes riscos à saúde humana, animal e vegetal.

Poluição Atmosférica e Aquecimento Global

A decomposição dos resíduos orgânicos também resulta na liberação de gás metano. O gás metano é um dos principais gases aceleradores do efeito estufa, que ocasiona no aquecimento global, além disso, é altamente inflamável em contato com o ar e ao ser inalado, pode causar asfixia e perda de consciência, parada cardíaca e, em casos extremos, danos no sistema nervoso central.

Proliferação de Doenças

Quando descartados em lugares que não estão preparados para recebê-los, os resíduos acabam tornando o ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças, além de fungos, bactérias e vírus.

A compostagem é um processo controlado de decomposição da matéria orgânica que evita todos esses danos ao meio ambiente e a nossa saúde, garantindo a eliminação do passivo ambiental do resíduo.

A EcoAdubos é uma empresa especializada na gestão completa de resíduos, desde a coleta e transporte até o tratamento e destinação final de resíduos sólidos e líquidos de origem controlada (Classe II-A).

.

Ficou com dúvidas? Entre em contato!