Resíduos orgânicos podem ser reciclados!

No Brasil, os resíduos sólidos correspondem a mais de 50% de todo o resíduo sólido urbano gerado. Esses resíduos são constituídos basicamente por restos de alimentos e vegetais, resíduos de indústrias alimentícias e resíduos agropecuários. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), todos os anos, o Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de resíduos orgânicos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a matéria orgânica também pode ser reciclada, porém o processo de reciclagem desse material é chamado de compostagem. Na compostagem, os resíduos orgânicos passam por um processo de decomposição, onde microrganismos como fungos e bactérias se alimentam da matéria orgânica, transformando-a em um material escuro, granular, chamado adubo orgânico.  Esse processo de decomposição já acontece naturalmente na natureza. Quando os animais, vegetais ou plantas morrem, eles passam por esse processo e acabam se misturando ao solo, fornecendo vários nutrientes para o seu desenvolvimento.

Na compostagem, esse processo é controlado e acelerado, por meio da criação de um ambiente favorável e, no final, o adubo orgânico pode ser utilizando para melhorar a qualidade do solo de hortas, jardins e plantações.

Através da compostagem a matéria orgânica tem potencial para virar adubo, gás combustível e energia, no entanto apenas 1% do que é descartado é reaproveitado. Dessa forma, a grande maioria dos resíduos orgânicos acaba nos aterros sanitários, produzindo chorume, gás metano e atraindo vetores causadores de doenças.

A compostagem de resíduos orgânicos garante um tratamento e destino ambientalmente adequado para esses materiais e reduz diversos impactos ambientais causados pela disposição incorreta de resíduos.

A EcoAdubos é uma empresa especializada no gerenciamento e gestão completa de resíduos sólidos e líquidos de origem controlada (Classe II-A), desde a coleta e transporte até o tratamento e a destinação final.

Ficou com dúvidas? Entre em contato!